quinta-feira, 18 de novembro de 2010

UFRRJ faz parceria com CIEP 296 Presidente Benes



Hoje dia 18/11/2010 aconteceu o lançamento do Projeto “Multiculturalismo e Diversidade nas Escolas” no CIEP 296 Presidente Benes. O professor da UFRRJ, André Luiz Videira de Figueiredo, juntamente com os alunos da universidade apresentaram à comunidade escolar os objetivos, e o cronograma do projeto que visa refletir sobre a diversidade e as práticas de ensino. Os alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), da UFRRJ, serão os monitores dos trabalhos que acontecerão no período de dezoito meses. As atividades serão desenvolvidas através de entrevistas, relatos filmados nas comunidades, criação de oficinas de histórias em quadrinhos, poesias, textos dissertativos para a produção de material paradidáticos e metodológicos que serão disponibilizados para ensinar a história e cultura afro-brasileira, considerando aspectos locais das comunidades negras rurais e quilombolas do município onde situa a escola. Este projeto é baseado nas leis: 10.639/03 11.645/08.
A diretora Maria Aparecida de Jesus recebeu na abertura do projeto representantes do município: O secretário de esporte de Rio Claro, Rogério Castilho e a representante dos quilombolas desta região, Lisabete Lopes Loureiro.
A equipe diretiva, orientadora de gestão Cláudia Rokline, professores, funcionários e alunos reuniram-se no auditório da escola juntamente com a coordenadora local do projeto Ângela Leal para participarem com alegria do lançamento do projeto,que é pioneiro, nesta comunidade escolar.