Durante os dias 24 e 25 de maio, os alunos do primeiro ano, das turmas 1001 e 1002, com orientação do professor Rubens, realizaram uma atividade prática para dinamizar mais as atividades.
Após um período de trabalhos teóricos, calculando alturas imaginárias de prédios, aviões, rampas e etc, os estudantes foram levados para medir a altura do prédio de nossa escola. Como não poderia faltar na aula introdutória, os alunos aprenderam a fazer as medidas ainda dentro de sala, tomando como base a porta da sala.
Depois, foram para fora da escola, munidos com o teodolito que eles mesmos fizeram, uma fita métrica e muita disposição, partiram para as medidas, tomando as referências e descontando as alturas dos observados. Aqueles mais dedicados decidiram que iriam tomar a medida diretamente do chão para assim evitar a altura do observados e fazer um cálculo mais preciso.
Também tivemos alguns alunos que, curiosos, foram medir por conta própria a altura da quadra. Lá utilizaram sozinhos as técnicas corretas e tomando os mesmos cuidados com a questão da altura do observador.
Como parte da proposta de trabalho, eles foram incumbidos de realizar a pesquisa histórica sobre o uso de instrumentos de medidas de ângulos e a tabela trigonométrica. Também ficou definido que, para enriquecer mais a atividades, eles deveriam medir a altura da igreja e a Fênix, escultura presente no centro da cidade.
Através desta atividade, os alunos puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas e desenvolver mais a habilidade necessária para pesquisar, além de assumirem com seriedade seus papeis como estudantes.
"Deve ser legal mexer com topografia".
Parabéns a todos os alunos que realmente participaram da atividade, continuem com esta dedicação.